Desde a pandemia do Covid-19 a implementação do trabalho remoto ou home office vem crescendo e precisamos avaliar as vantagens e as desvantagens desta modalidade de trabalho.
O termo “home office”, em tradução do inglês, pode ser entendido como “escritório em casa”. É possível encontrar essa modalidade de trabalho também nos termos “trabalho remoto” ou “teletrabalho”, apesar de apresentarem algumas diferenças.
Citando alguns exemplos de pontos positivos e negativos do home office podemos considerar o aumento da produtividade, a flexibilidade, a comodidade, a redução de custos para o colaborador e a empresa, a privacidade e o fato de não perder tempo com trânsito e riscos no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, mas também podemos citar as distrações, o isolamento social, o excesso de trabalho e a necessidade de uma infraestrutura que atenda as demandas física e funcional do colaborador e da empresa.
Portanto, é importante buscar conhecer a fundo e entender as vantagens e as desvantagens do home office para que se faça a melhor escolha.