No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de Psicólogo. Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464.
A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo).
Diante de uma sociedade cada vez mais acelerada e repleta de incertezas, muitas pessoas sofrem e adoecem em decorrência de problemas psíquicos, sociais, financeiro, relacional e a pandemia do novo Coronavírus contribui para o agravo desta situação quando aumentou o desemprego, a crise que vivemos atualmente.
Os quadros de ansiedade e depressão estão em destaque, pais e professores precisam da contribuição da Psicologia no dia a dia dos serviços e a sociedade exige cada vez mais a presença de um Psicólogo.
O termo “psicologia” surgiu no século XVI, buscando compreender os indivíduos, suas angústias e inquietações. De lá até os dias atuais, a área cresceu muito e criou várias vertentes, com psicólogos de diferentes especialidades e atuando em diversos setores. No entanto, a profissão só foi regulamentada devido a mobilização de profissionais que lutaram pelo reconhecimento da profissão e evidenciando a importância de celebrar o “Dia do Psicólogo”.
Em comemoração ao Dia do Psicólogo e aos 59 anos de regulamentação da profissão, o Conselho Federal de Psicologia promoveu, durante todo o dia 27 de agosto, uma série de vídeos sobre as 13 especialidades da profissão. Assista os vídeos nas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia – CRF.
A atividade também iniciou a contagem regressiva para as comemorações dos 60 anos da Psicologia.