Um sentimento de tristeza e anseios têm invadido os corações de brasileiros e de todos habitantes do planeta terra…. acordar, ligar a tv, tomar café, arrumar-se para o trabalho, ir as compras, comemorar o aniversário com os amigos, ir no show/cinema….hábitos comuns que foram impedidos por um inimigo invisível aos olhos….
De repente o aluguel da sala ou do apartamento está vencendo e a negociação está difícil de chegar a um consenso com o proprietário….contas chegando e a incerteza de continuar trabalhando ou a certeza de ganhos reduzidos pela situação atual…
Associado a isto temos o isolamento social, a pandemia e um emocional instável e oscilante…
O mundo, a rotina e as relações alteradas por causa do COVID-19.
A mídia sobrecarrega com informações atualizadas e de especialistas, minha alimentação está além do habitual e a rotina da casa alterada pela família, o isolamento social e outras atividades online.
E a saúde mental como fica diante destas mudanças e emoções?
Medo, angústia, ansiedade, depressão, insônia, tristeza, raiva….e, paralelo a isso aumentou a convivência na minha casa, estou cuidando de detalhes e fazendo coisas que eu não tinha tempo, tenho mais tempo para conversar com amigos e familiares pela rede social, fazendo dever com o(a) filho (a), tenho tempo para ver um filme, uma série, cozinhando, entre outras vantagens.
Tem sempre os dois lados: o bom e o mal. Acreditando que toda dificuldade trás aprendizado esta experiencia poderá despertar emoções e situações que poderão levar ao autoconhecimento e embasar ações futuras.
Afinal, como cuidar da saúde mental em tempos de coronavírus e quarentena?
Dicas não faltam com o objetivo de ajuda neste momento: pratique respiração, leia, veja um filme romântico ou comédia, reduza as informações midiáticas sobre o coronavírus, mantenha uma rotina, busque alimentação saudável, faça exercícios em casa, utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas e busque o lado prazeroso de estar em casa….e faça terapia online.
Há algum tempo que ofereço a psicoterapia online como opção de tratamento e, neste momento, esta é uma medida recomendada para evitar o contágio do coronavírus e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental.
A Psicoterapia ou Terapia psicológica online leva a ressignificar a sua existência, ou seja, é a ação de atribuir um novo significado a algo ou a si próprio e a sua relação com o outro visando alcançar o bem-estar e o equilíbrio de quem a procura.
“A psicoterapia é considerada um método de tratamento que utiliza meios psicológicos, enfatizando-se a comunicação verbal e a relação terapêutica para realizar diversas intervenções visando auxiliar o paciente a modificar problemas de cunho emocional, cognitivo e comportamental” (CORDIOLI, 2008).
Por mais diferente que seja, experimente esta nova ferramenta ou possibilidade de prática online considerando todos os cuidados de que é um profissional habilitado pelo conselho regional e que respeitará o código de ética.
Caso você já faça terapia, não deixe de realizá-la por conta do isolamento.
A terapia é uma grande aliada e, neste momento, poderá ajudá-lo (a) a cuidar da sua saúde mental.