

O Natal é uma data comemorativa dos cristãos que simboliza o “nascimento de Jesus Cristo“.
Por muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento. A partir do século IV que se estabeleceu a comemoração do Natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius.
De acordo com as histórias bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém (Palestina) e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano. Ambos saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto. Como a hospedaria estava lotada eles ficaram em uma caverna que era utilizada como estábulo. Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar. Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento e entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Mas o que é o Natal, o que significa? Este significado varia de acordo com a perspectiva religiosa, histórica e social.
Pode ser o momento de refletir sobre o amor, a fé e a esperança. Ou um período de renovação interior, de gratidão e conexão com Deus. Momento de reunião familiar, solidariedade, troca de presentes, consumismo, etc.
Cada um pode dar um significado particular ao Natal, mas em geral ele está associado a valores universais como o amor, gratidão, compaixão e renovação.
FELIZ NATAL!!!!