É crescente a percepção de que a impaciência e a agressividade têm estado, cada vez mais presentes, nas reações humanas, quer no trabalho, no lazer, em família e no trânsito, impactando negativamente na vida destas pessoas e de quem sofre esta reação.
Estas reações acabam resultando em sofrimento não só dos envolvidos, mas de famílias, amigos e da sociedade.
A sociedade atual enfrenta diversos desafios que contribuem para um aumento no sofrimento coletivo.A presença constante desta reação é um sinal de alerta de estresse ou outros fatores subjacentes, como problemas emocionais ou de saúde mental.
Abaixo registro algumas estratégias para lidar com essas emoções que incluem:
1. **Identificação das causas ou padrões de gatilhos**: Entenda o que está causando sua impaciência e agressividade. Pode ser o trabalho, problemas pessoais, financeiros ou outras circunstâncias.
2. **Técnicas de Relaxamento**: Praticar técnicas como mindfulness, meditação, respiração profunda, ou yoga podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a resposta emocional.
3. **Exercício Físico**: Atividades físicas regulares podem ajudar a liberar tensões e melhorar o humor.
4. **Procura de Ajuda Profissional**: Um psicoterapeuta pode oferecer suporte e estratégias específicas para lidar com esses sentimentos e não exclui as outras estratégias.
É importante abordar essas questões de forma proativa para melhorar o bem-estar geral e as relações interpessoais prevenindo agravos e trazendo qualidade de vida para si e para o outro. Precisamos estar atentos a nossa resposta emocional e comportamental às frustrações, à desigualdade social, à injustiça e ao estresse cultivando uma vida mais equilibrada e harmoniosa.