Se você já usou Alexa, Siri, ChatGPT, ou qualquer outro tipo de sistema de reconhecimento de voz, você está usando IA, ou seja, Inteligência Artificial.
Portanto, não é mais um tema distante, pois já está acontecendo no nosso dia a dia.
Encontramos muitas definições do que é Inteligência Artificial:
“É a ciência e engenharia da criação de máquinas inteligentes, especialmente programas de computação inteligentes” (McCarthy,J. – 2004).
Ou a “Inteligência Artificial é um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para possibilitar a solução de problemas”.
Eventos, discussões, criação de produtos e estudos sobre o tema estão acontecendo em todo planeta.
Julie Shah, professora renomada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), endossou essa visão, destacando a importância da co-criação entre humanos e robôs. Segundo ela, “O profissional precisa pensar em como a IA pode trabalhar a seu favor”.
A IA vem sendo importante para a tecnologia porque está transformando a sociedade em diversos campos. No uso pessoal, nas assistentes de voz dos celulares e alto-falantes inteligentes, na geração automática de textos e imagens, nos carros autônomos já lançados e em desenvolvimento, nas redes sociais e nos games.
Apesar da excitação mundial, ainda há muita discussão sobre os impactos negativos da IA se aplicada por pessoas, empresas e governos com objetivos escusos.
Por fim, temos muito a discutir, analisar e identificar o impacto da IA na nossa vida.