

Antigamente, há cerca de 60 anos atrás, ter um telefone fixo era uma raridade, depois veio à era celular e poucos o tinha. Hoje, o celular está presente na rotina humana como televisão, câmera fotográfica, filmadora, app de mensagens, jogos, atividades de trabalho e financeira e, o que menos fazemos são ligações.
Com esse uso constante passamos a perder a noção de quanto tempo diário nós estamos conectados com o celular na nossa mão, quer trabalhando, socialmente ou no lazer.
Diante disso, muitos têm levantado o tema de o quanto tempo dedicado ao celular é saudável ou ocorre dependência.
Quando dedicamos muito tempo nas redes sociais, nos reels ou jogos perdemos a noção do tempo e, mergulhados em centena de imagens, dedicando atenção e regatando memórias boas ou ruins, esquecendo-se da vida. As redes sociais são saborosas, mas também são viciantes.
Atualmente encontramos App que nos informam o tempo de uso no celular e em cada aplicativo. Isso poderá nos mostrar o quanto estamos dedicando a esta atividade.
O celular tem a função de ser uma ferramenta de comunicação só que ele também pode ser usado como um meio de fuga da realidade assim como para fugir da rotina.
A fuga da realidade é definida como uma busca por alternativas que aliviem a dor causada pelos problemas existenciais. Fugir da rotina é outra coisa. Ela é necessária assim como as mudanças pois são essenciais para estimular a cognição e evitar o desgaste emocional diário.
Por fim, esteja atento evitando levar celular, tablet, notebook, qualquer tecnologia para as refeições, o quarto e para momentos de namoro ou familiar; use aplicativos que informam o tempo que você fica em cada app; desabilite as notificações após determinado horário; busque por outras atividades que não exijam o uso do celular; evite acessar e-mails, principalmente de trabalho, fora do horário de expediente e, se possível, não confira o celular antes de dormir e, ao acordar, não o pegue logo como a primeira coisa a se fazer no dia. Levante-se, desperte antes de encarar a realidade virtual.
Se perceber que o celular está afetando seu sono, relacionamentos, estudos e o trabalho procure ajuda através da Psicoterapia.