Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas no Brasil sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico assim como outras patologias têm prevenção e tratamento. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada (2023).
Ao iniciar um novo ano não podemos esquecer a campanha “janeiro branco” que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, entre outras. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) interferindo significativamente nas áreas pessoal, social e profissional.
Cuidar da mente é cuidar da vida” é o tema da campanha Janeiro Branco deste ano de 2024, mês de conscientização sobre a importância da saúde mental na nossa vida.
A ação busca conscientizar as empresas, autoridades governamentais e legislativas do mundo a respeito da importância de estratégias e de políticas voltadas para a promoção da Saúde Mental e Emocional na sociedade, nas vidas dos indivíduos e nas instituições.
Criada em 2014, a campanha completa 10 anos de existência e tem conseguido envolver psicólogos (as), profissionais da saúde, profissionais da mídia, cidadãos e demais profissionais do Brasil em um esforço espontâneo, horizontal, solidário e coletivo em prol da conscientização das pessoas a respeito dos cuidados que todos devem ter com a Saúde Mental e a Saúde Emocional de cada indivíduo.