Baseado nos critérios da CID-11 farei um breve resumo sobre cada um.
Podemos dizer que ansiedade é uma preocupação constante, incontrolável e excessiva, quase sempre acompanhada de medo.
Os sintomas físicos incluem taquicardia, sudorese, tensão muscular, sensação de falta de ar, pressão no peito e problemas gastrointestinais.
A ansiedade pode ser generalizada ou situacional. Quando falamos em situacional podemos exemplificar como andar de elevador, ou medo de altura, dirigir, entre outros.
Entre os principais transtornos de ansiedade estão o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e fobia social.
A depressão envolve tristeza, desânimo, uma sensação de vazio e desinteresse nas atividades diárias, assim como alteração no apetite, no sono e no autocuidado.
A depressão pode ser classificada como leve, moderada ou grave, conforme a intensidade e duração dos sintomas inclusive de ideias/atos suicidas.
O transtorno misto de ansiedade e depressão é a combinação dos sintomas de ansiedade e depressão, tornando o diagnóstico mais complexo devido à variação e sobreposição dos sintomas.
Pacientes com transtorno misto podem apresentar humor instável, alternando entre momentos de ansiedade e depressão.
É importante que, caso esteja percebendo alguém em sofrimento ou você mesmo esteja vivenciando estes sintomas, busque um diagnóstico preciso com psiquiatra e psicólogo.
É fundamental estabelecer o tratamento adequado com profissionais especializados.