Podemos dizer que ansiedade é uma preocupação constante e incontrolável, ocorrendo quase diariamente.
Entre os principais transtornos de ansiedade, estão o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno do pânico e a fobia social.
O transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por preocupação excessiva e ansiedade em relação a várias atividades do cotidiano, que é desproporcional em relação aos estímulos que a desencadeiam. Além disso, é comum que as pessoas com esse transtorno sintam tensão muscular, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade.
O transtorno do pânico é caracterizado por episódios recorrentes e inesperados de medo intenso e sensação de morte iminente, que podem estar associados a sintomas físicos, como palpitações, sudorese, tremores e falta de ar.
A fobia social é caracterizada pelo medo excessivo e persistente de situações sociais ou de desempenho, em que a pessoa pode sentir vergonha ou humilhação em público. Esse medo é intenso o suficiente para interferir nas atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, restaurantes ou escola.
Para diagnosticar os transtornos de ansiedade, é necessário buscar profissional médico da área de saúde mental, que é o Psiquiatra e o Psicólogo Clínico. Ambos, farão uma anamnese detalhada e informarão a conduta de tratamento adequada.
Se você ou alguém que você conhece apresenta sintomas de transtornos de ansiedade, busque ajuda de um profissional qualificado. A saúde mental é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar de todos nós.
Os transtornos de ansiedade afetam cerca de 275 milhões de pessoas em todo o mundo.