Convido você a pensar em um relacionamento que tem crescido no Brasil e no mundo, que é a convivência diária com um PET.
Diante disso vamos definir o que significa PET:
PET é uma palavra de origem inglesa.
PET em Português significa animal de estimação;
PET em Francês significa animal de compagnie;
PET em Francês significa Familier;
PET em Alemão significa Haustier;
PET em Espanhol significa mascota.
Qual o benefício deste relacionamento entre humano e animal de estimação? Por que falar em SAÚDE MENTAL? Incluir na nossa vida um PET pode contribuir na SAÚDE MENTAL?
Os especialistas explicam que quando em contato com um animal de estimação, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Ocorre assim, a liberação de endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, diminuição da sensação de solidão, amortece parte do estresse psicológico associado às restrições sociais, luto, perdas afetivas, entre outros. É cientificamente comprovado que ter um PET ou animal de estimação em casa, ajuda consideravelmente a redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão.
Evidencio que não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de SAÚDE MENTAL, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O termo SAÚDE MENTAL está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida e como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa SAÚDE MENTAL.
Você tem ou já teve um animal de estimação? Se sua resposta foi SIM, como foi ou como está sendo essa experiência para você?
É provável que muitos respondam que tem sido ou que foi uma ótima e agradável experiência. Que não conseguem se imaginar sem esse PET em sua vida ou que pretendem ter outro PET agora e assim por diante.
Quem não têm PET em casa, fique tranquilo. Ninguém é obrigado a nada na vida.
Segundo dados de um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI) com 2.000 pessoas com PETs, 74% relataram uma melhora na SAÚDE MENTAL em decorrência da relação com seu animal de estimação, e 75% relatam melhora da SAÚDE MENTAL de um amigo ou familiar devido a presença de um PET.
Como escolher o PET?
É muito importante realizar uma reflexão antes de buscar um PET para conviver diariamente, afinal, existem vários animais de estimação, mas, é necessário identificar sobre qual tipo de PET você se identifica mais.
Dentre as várias possibilidades existem cachorro, gato, tartaruga, peixe de aquário, entre outros. Os animais exóticos precisam de autorização especial para tê-los em casa.
Cada animal possui um grau diferente de interação com o ser humano. Isso é importante você saber para que não se arrependa depois, pois a vida do animal estará em suas mãos.
Se você pensa em ter um avalie junto com um profissional sendo uma decisão muito importante que deve ser tomada com consciência e responsabilidade, junto com a família.
Se você mora sozinho, avalie se você terá tempo para cuidar do seu animal.
Ter um PET envolve custos. O animal precisará de ração, vacinação e demais tratamentos. Dependendo do animal de estimação que escolher isso envolverá custos mais específicos também. Por isso, é importante que seu PET tenha também um acompanhamento com um veterinário, que é o profissional específico para ele que vai direcionar você em tudo que precisa para cuidar bem da saúde do seu PET e consequentemente, sua saúde também.