Novo momento surge diante do início da vacinação no Brasil e no mundo contra o Coronavírus. Muitos acreditam que seria à volta ao antigo normal. Outros, ainda precavidos, vivem os mesmos cuidados que adotaram com a chegada do novo Coronavírus, ou seja, vivem o novo normal.
Ainda, diante de uma vacinação que caminha diferente da tão esperada, o Brasil vive um momento crítico ainda sem projeção de quando teremos uma vacinação em massa, ou seja, uma cobertura suficiente para reduzir os casos e as mortes.
Pelo contrário, estamos vivendo um momento mais crítico do que o do início da pandemia.
Abrimos mão da comemoração do ano novo, carnaval, aniversários, reuniões em família e, mesmo assim, estamos com aumento de casos e mortes devido ao COVID-19 no nosso país.
Esperávamos um ano 2021 mais otimista, mas estamos revivendo o ano de 2020, infelizmente.
Façamos a nossa parte!
Continuaremos mantendo o uso de máscara, o distanciamento social, os cuidados na higienização das mãos, a vacinação…
A OPAS informa que ainda é muito cedo para saber quanto tempo durará a proteção imunológica determinada pelas vacinas contra a Covid-19, mas sem desespero e, cientes que ainda estamos vivendo o desafio da pandemia, que precisamos lidar com a frustração, sem falar no fato de que não aguentamos mais ouvir falar e conviver com “esse vírus”.
Frente a esta nova etapa da pandemia e da constatação de que 2021 não está sendo como gostaríamos, é importantíssimo, identificar as alterações comportamentais que estamos vivenciando, tais como modificações no sono, no apetite e no humor. Observar os indicativos de que algo não está bem e, que se faz necessário buscar ajuda psicológica, caso identificamos a necessidade.
O equilíbrio das emoções e dos sentimentos é determinante para a manutenção da saúde mental, evitando o surgimento ou a potencialização de transtornos mentais e psicológicos.
Algumas considerações são importantes para serem adotadas frente à identificação de sintomas reativos neste momento, entre outras, a psicoterapia online.