Como manter a saúde emocional neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus?
Posso afirmar que a principal arma é não permitir que o medo ou qualquer sentimento negativo tome conta do nosso pensamento. Como assim?
Fique atento e a cada pensamento negativo que vier o substitua por um positivo através da oração, da fé e do uso de palavras de otimismo. Seja luz, acredite.
Pare de falar do caos, de só ler notícias sobre a pandemia, de colocar pilha no medo levando angústia ao outro e a si mesmo.
Pare de se deixar levar pelo pânico coletivo que leva a pandemia de ansiedade, da depressão….Seja criativo.
É fato a pandemia do coronavírus, mas podemos através da informação de origem confiável, de ações preventivas e curativas, o autocuidado e o da nossa família, amigos e colegas. Podemos ainda levar luz, esperança, fé e otimismo, acreditar que tudo passa e, que este momento, trará muita união, mesmo diante do isolamento social e dos momentos difíceis.
Mantenha-se no caminho do bem, espalhe a luz, seja luz.
Não valorize os pensamentos negativos, deixe-os fora da sua vida e substituindo-os por qualquer coisa que lhe cause felicidade e alegria.
Estamos em um momento de estar consigo e sua família sem perder a coragem de seguir em frente.
As nossas emoções afetam o nosso humor, a nossa disposição, assim como exercem efeito direto na nossa imunidade. Por isso que combater o pensamento destrutivo, o fake news, será fundamental neste momento de enfrentamento do coronavírus.
Não é negar o fato do coronavírus, mas observar com que emoção você vem falando e pensando sobre o coronavírus e seus desdobramentos.
Nossas emoções, ações e pensamentos constroem um campo vibracional, energético e emocional que resulta em uma colheita responsável neste momento tão desafiador para a humanidade.
Este momento pode desencadear uma solidariedade, união, fé, autoconhecimento e descobertas para a pós-pandemia ressignificando a vida. Tudo é aprendizado.
Meu convite e orientação é resistir ou recusar pensamentos negativos, identificá-los, observá-los sem agir ou acreditar automaticamente, que eles são reais. Não é negar ou distorcer os fatos, mas buscar manter atividades sadias, dentro dos limites impostos pela pandemia, cultivar a empatia, a solidariedade, os bons sentimentos e nos unirmos, mesmo na distancia física.
Você também pode escrever, pintar, desenhar, jogar, ver filmes, ler, conversar pelo zap/Google talks/skype, cozinhar, arrumar armários e gavetas, fazer terapia online, planejar, sonhar, ouvir música, estudar, visitar lugares online… Hoje temos diversas ferramentas e possibilidades que permitem preencher os nossos dias, mesmo no isolamento social.
Por vezes, para mudar uma situação difícil, só precisamos aprender a ter atitudes mais positivas.
Por fim, a partir do momento que você entender que os seus pensamentos têm grande influência sobre a sua vida, mais do que você imagina, e que você está no controle destes, você conseguirá cultivá-los e sentir muitas transformações.
Querido Deus, graças Te dou por me ouvir, me guardar e por fazer de tudo para me ver sorrir! (Salmo 64)
Querido Deus, Tu és minha proteção, a minha fortaleza. Tu és o meu Deus, eu confio em Ti. (Salmo 91)